História

A APPLA é uma Associação civil, profissional e independente sem qualquer filiação político-partidária nem fins lucrativos. Representa mais de 1500 Pilotos Portugueses de diversas Companhias Aéreas Portuguesas e Estrangeiras.

Fundada em 23 de Maio de 1978, a Associação dos Pilotos Portugueses de Linha Aérea tem vindo a desenvolver a sua actividade a favor da indústria da aviação comercial, em colaboração com diversos organismos Internacionais, em particular da IFALPA – International Federation of Air Line Pilots' Associations, ECA – European Cockpit Association, IATA – International Air Transport Association, ICAO – International Civil Aviation Organization, a FSF – Flight Safety Foundation, e também com organismos nacionais, como sejam a ANAC, GPIAAf, ANA, NAV e operadores de Transporte Aéreo.

Na sede da APPLA estão representadas três organizações ligadas aos Pilotos Portugueses: SPAC – Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil, ASPAC – Associação de Solidariedade dos Pilotos da Aviação civil, COOPAC – Cooperativa dos Pilotos da Aviação Civil.

A APPLA dispõe ainda de um serviço administrativo a funcionar em permanência durante o período normal de expediente (09h30 – 18h00) e de um restaurante para Associados e Convidados.