Notícias

Mensagem do Presidente

Novembro de 2017

Mensagem do Presidente

Associação LPAZ

LPAZ é o indicativo ICAO do Aeroporto de Santa Maria, outrora o Aeroporto Português mais avançado e verdadeiramente internacional, pois recebeu gente de todos os cantos do mundo.

Parte integrante do Objecto Social da Associação LPAZ é “promover e desenvolver o estudo, a preservação, a qualificação e a divulgação do património histórico e cultural relacionado com o papel da Ilha de Santa Maria na aviação no Atlântico Norte.

Para quem, como eu, viveu o vigor do Transporte Aéreo na Ilha de Santa Maria nos anos 60 e 70, visitar agora o Aeroporto de Santa Maria é quase penoso, não fosse o esforço enorme da ANA em manter alguns aspectos daquele Histórico Aeroporto, ponto estratégico de confluência militar e civil ao longo de décadas.

Habituados estamos, e assim aceitamos de ânimo leve, que o Estado Português nunca pareça ter verba para acautelar o seu património. É precisamente aqui que entra com enorme mérito a Associação LPAZ, avivando-nos a memória sobre o que foi LPAZ e o muito que há para recuperar e manter, até porque o património histórico do Aeroporto de Santa Maria pode e deve ser recuperado de forma a que se torne um ponto de turismo obrigatório para os milhões de pessoas interessadas pela história da aviação.

Aqui fica o link para a mais recente publicação da Associação LPAZ, a qual levará a entender de imediato a mais-valia que esta Associação representa para a preservação do valor histórico e cultural do Aeroporto de Santa Maria, nos Açores.

Link para a revista LPAZ, vol. 3, publicada a 7 de Dezembro, dia Internacional da Aviação Civil: https:// issuu.com/associacaolpaz/docs/revista_lpaz_3_issuu

Perante a quadra Natalícia que se aproxima, um dos meus desejos bem que poderia ser os maiores sucessos para a LPAZ, e certamente que é. Só que o Natal é bem maior do que este meu simples desejo e o mundo, nos tempos mais recentes, parece enfermo dele próprio. Assim, desejo a todos um óptimo Natal, em especial que esta seja a ocasião em que as pessoas se aproximem e tentem trilhar caminhos em torno do que de comum a humanidade tem.

Mais Notícias